Martín Cauteruccio, de 36 anos, o principal goleador do futebol mundial em 2024, vem surpreendendo no cenário futebolístico sul-americano. Mesmo com a eliminação do Sporting Cristal, do Peru, na segunda fase da Copa Libertadores, o atacante uruguaio marcou três gols na vitória sobre o Always Ready, da Bolívia, na última terça-feira (27), por 3 a 1.
No primeiro confronto, a equipe boliviana venceu os peruanos, comandados pelo brasileiro Enderson Moreira, por 6 a 1, e o único gol do Sporting Cristal foi de autoria de Cauteruccio. Com quatro gols, ele é o principal artilheiro da Libertadores neste início de torneio.
Em sua primeira temporada no time de Rimac, centroavante já balançou as redes 17 vezes em apenas sete jogos, o que representa uma média de 2,4 gols por partida.
Um ponto para se destacar é a notável eficiência no futebol mundial. De acordo com os dados do Sofascore, Cauteruccio converteu 94% das oportunidades claras que teve (16 de 17) e acertou o gol em 80% de suas finalizações (20 de 25).
Na Liga Peruana, Cauteruccio marcou 13 gols em apenas cinco jogos. Importante ressaltar que esse torneio nacional conta com 34 partidas.
Revelado pelo Nacional-URU, Cauteruccio passou também por Racing-URU, Quilmes-ARG, San Lorenzo-ARG, Cruz Azul-MEX, Estudiantes-ARG, Aldosivi-ARG e Independiente-ARG.
Com desempenho sólido em todos os países em que jogou, o atacante do Sporting Cristal, número 9, já conquistou a Copa Libertadores, além de ter sido campeão uruguaio duas vezes, argentino, da Supercopa Argentina, da Supercopa do México, da Taça México e da Leagues Cup.