A candidatura brasileira para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027 recebeu uma pontuação superior à sua concorrente europeia, que envolve Alemanha, Bélgica e Holanda em uma proposta conjunta. O relatório foi divulgado hoje pela Fifa, após os especialistas da entidade visitarem os países nos últimos meses.
Na prática, ter a melhor avaliação não influencia na decisão sobre o vencedor. As 211 associações filiadas à Fifa irão votar em 17 de maio, durante o Congresso da entidade em Bangkok, Tailândia, para escolher a sede do torneio. Em teoria, os eleitores devem se basear no relatório apresentado.
A pontuação final do Brasil foi 4, em uma escala de 5. Os europeus receberam 3,7. A metodologia utilizada para a pontuação é complicada, porém fatores como infraestrutura, segurança e governança são avaliados considerando os riscos possíveis: baixo, médio e alto.
No Brasil, foi identificado baixo risco em 15 de 18 pontos avaliados, enquanto médio risco foi observado em três: infraestrutura para as seleções e árbitros, sede do IBC e questões socioambientais.
Por sua vez, os países europeus enfrentaram dois níveis médios de risco, relacionados aos estádios e aos aspectos legais dos documentos de suporte governamental. Além disso, um alto risco foi apontado na questão do marco contratual, considerado crucial pela FIFA, onde os comprometimentos plenos dos governos candidatos da Europa com o torneio foram questionados.
A FIFA estabelece requisitos rigorosos, incluindo isenções fiscais específicas. O governo brasileiro, assim como fez para a Copa do Mundo Masculina de 2014, firmou todos os acordos necessários para sediar o evento no país. Na avaliação de aspectos comerciais, o Brasil obteve uma nota superior, com 4,5 contra 4, pontuação considerada relevante pelo órgão internacional.
A proposta brasileira inclui dez estádios distribuídos por dez cidades que sediariam os jogos, todos utilizados na Copa do Mundo Masculina de 2014, realizada no país.
Os estádios e cidades são:
- Mineirão (Belo Horizonte)
- Beira-Rio (Porto Alegre)
- Mané Garrincha (Brasília)
- Arena Pantanal (Cuiabá)
- Arena da Amazônia (Manaus)
- Arena Fonte Nova (Salvador)
- Arena de Pernambuco (Recife)
- Arena Castelão (Fortaleza)
- Maracanã (Rio)
- Neo Química Arena (São Paulo)
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.