O futebol brasileiro já teve 109 partidas suspeitas de trapaça, segundo pesquisa da empresa Spradar publicada nesta segunda-feira (4). Essa empresa foi contratada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para analisar as partidas do país desde 2017 e identificar casos que poderiam ser investigados.
No total, a Sportradar cobriu quase nove mil partidas de futebol no Brasil em 2023, abrangendo 118 ligas diferentes. Ao todo 109 jogos foram considerados suspeitos, o que corresponde a pouco mais de 1,2% dos jogos.
O Brasil ainda lidera o mundo em jogos duvidosos, mas em comparação com 2022, o número de jogos duvidosos diminuiu 29% – a primeira queda anual desde 2020.
De todos os jogos considerados suspeitos, 15 eram de ligas ligadas à CBF e 94 eram de Federações Estaduais. Foram 13 partidas da Série D do Campeonato Brasileiro, além de partidas da Copa Verde e uma da Série B. Sportradar não encontrou partidas suspeitas na Série A do Campeonato Brasileiro, Série C, Copa do Brasil, Sub-20 ou Nordeste.
A única partida registrada da Série B envolveu um clube mineiro: o Tombense, que jogava contra o Londrina. As cobranças durante a partida foram relacionadas ao uso de cartões amarelos.
Outro destaque na lista de jogos é o São Francisco, do Acre. A equipe foi citada em 8 das 15 partidas, sendo 7 na Série D e 1 na Copa Verde. O Interporto-TO é o segundo clube mais citado, com 5 partidas na Série D de 2023.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.