Mesmo após o acordo com Douglas Costa, o Fluminense não conseguiu dar continuidade às negociações com Luiz Henrique, do Real Betis-ESP, e Léo Chú, do Seattle Sounders-EUA. Como a direção precisava de jogadores em campo, apostou e concordou em contratar o jovem Jan Lucumí, promessa colombiana.
Aos 19 anos, Lucumí joga no modesto Boca Juniors de Cali, também da Colômbia, chegando para reforçar um time que já disputa o Campeonato Carioca. O menino assina contrato de empréstimo por uma temporada. Os valores de assinatura foram muito baixos para os padrões do futebol brasileiro: cerca de R$ 490 mil.
Desde que chegou à seleção colombiana, disputou 67 partidas. A última temporada foi a mais notável, marcando seis gols em 33 jogos. Esses números chamaram a atenção da área analítica do Fluminense. O Tricolor está sempre de olho em talentos na América, principalmente na Colômbia. John Arias é um bom exemplo.
Lucumí e sua equipe disputaram a segunda divisão do campeonato colombiano, mas a equipe do Boca Juniors ficou longe da classificação. A previsão é que o jogador inicie as atividades no Tricolor ainda esta semana e como vem treinando, deve estrear nas próximas rodadas do Carioca.