Uma modificação relevante no regulamento da Copa América deste ano foi divulgada pela Conmebol. Essa mudança está relacionada com a implementação do ‘cartão rosa’ e foi pensada com o intuito de aprimorar o protocolo em casos de suspeita de traumatismo cranioencefálico ou concussão cerebral de um jogador durante o jogo.
A nova regulamentação, presente no artigo 96, estabelece que “poderá ser realizada até uma substituição por equipe por partida em caso de traumatismo cranioencefálico e concussão cerebral”. Essa substituição não será contabilizada dentro das cinco substituições permitidas por partida, ou até mesmo seis, em caso de prorrogação.
Caso o treinador decida substituir o jogador com suspeita de concussão, é necessário que comunique a um dos árbitros da partida, a fim de que o ‘cartão rosa’ seja acionado e a alteração ocorra de maneira claramente visível. Nesse momento, a arbitragem exibirá uma placa com a cor distinta para indicar a substituição.
Dessa forma, o jogador que for substituído não poderá voltar ao jogo e será levado ao vestiário ou ao centro médico sempre que necessário. A Conmebol pede que no prazo de 24h seja enviado um relatório das concussões cerebrais que possam ter acometido o atleta.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.