Em nota divulgada na madrugada desta sexta-feira (9), a Associação de Futebol condenou esse comportamento racista e manifestou solidariedade à família do jogador. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ainda não se pronunciou.
Depois que o Brasil derrotou a Venezuela por 2 a 1, na fase final das eliminatórias olímpicas, Endrick, atacante que atualmente joga pelo Palmeiras, postou um vídeo nas redes sociais. No vídeo, um homem imitou um macaco claramente direcionado ao seu pai, Douglas Ramos.
Na gravação, o homem veste uma camisa venezuelana e parece imitar um macaco, fazendo muitos gestos e imitações. Ele também jogou um objeto no local do brasileiro e exibiu a imagem de um macaco na tela do celular.
A vitória do Brasil por 2 a 1 sobre a Venezuela coloca a seleção juvenil brasileira sub-23 na segunda colocação nas últimas quatro das eliminatórias olímpicas com 3 pontos, atrás do Paraguai com 4 pontos, mas à frente de Argentina e Venezuela com 2 pontos.
Agora, uma simples vitória contra a Argentina no próximo domingo (11) garantirá a participação do Brasil nas Olimpíadas de Paris-2024. Se perder, o Brasil será eliminado.