A Confederação Brasileira de Futebol confia na retomada do Brasileirão e busca evitar adiamentos de jogos durante as datas da Fifa. Enquanto a CONMEBOL já divulgou datas e locais dos jogos remarcados das equipes gaúchas devido às chuvas devastadoras que continuam afetando o Rio Grande do Sul, a CBF acredita que poderá reiniciar o campeonato nacional e apresentar um plano com previsões para a remarcação dos jogos durante o Conselho Técnico marcado para a próxima segunda-feira (27).
A decisão, é claro, dependerá dos clubes. No entanto, fontes da confederação têm confiança de que a maioria das equipes da Série A não se oporá à proposta da entidade de retomar os jogos já na 9ª rodada, originalmente programada para os dias 1 e 2 de junho.
Em conversas com dirigentes, a CBF assegura que Grêmio e Internacional terão seus impactos esportivos minimizados enquanto estiverem longe de seus estádios – Arena e Beira-Rio, respectivamente – graças ao plano que será apresentado no Conselho Técnico.
Além dos dois clubes gaúchos, que ainda não puderam atuar em casa e possuem menos jogos disputados até o momento, a CBF está trabalhando em uma solução para remarcar os jogos das rodadas 7 e 8 sem prejudicar as demais equipes.
Sob pressão principalmente do Flamengo e Palmeiras, que não apoiaram a paralisação do Brasileirão, a entidade buscará manter a decisão original de não ter partidas durante as Datas Fifa de setembro, outubro e novembro.
Questionada por enfraquecer os times ao manter o calendário durante a Copa América, a confederação pretende reduzir o cansaço dos jogadores e encaixar os jogos não realizados em períodos nos quais as seleções não desfalcam os clubes.
Inicialmente, a CBF não planeja ter todas as novas datas das rodadas 7 e 8. A proposta é explicar aos clubes que essas partidas podem ser agendadas nas semanas reservadas para competições como Copa do Brasil, CONMEBOL Libertadores e Sul-Americana.
Assim que essas datas estiverem disponíveis, a diretoria de competições da confederação encaixará os jogos restantes das rodadas adiadas ainda neste mês de maio.
Esse plano também será utilizado como argumento pela CBF, que se opõe a um novo adiamento dos jogos da série A do Brasileirão. Tanto o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, quanto o diretor de competições, Júlio Avelar, destacarão que continuar o campeonato já na nona rodada evitaria equipes desfalcadas à frente e uma extensão indesejada do calendário.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.