Nomeado pelo clube em junho do ano passado para substituir o argentino Eduardo Coudet, Luiz Felipe Scolari liderou a equipe até a fase de grupos da Copa Libertadores. Não é segredo que o torneio tem grande importância para o experiente treinador de 75 anos.
Apesar de ter conquistado o bicampeonato com Grêmio e Palmeiras, e de ter participado de 10 edições da Libertadores, com quatro finais e seis semifinais no currículo, Felipão tem sido vaiado pela torcida e criticado pela imprensa. As críticas se devem ao desempenho da equipe em 2024 e à forma como tem se saído nas entrevistas coletivas.
Sua chegada ao Atlético no ano passado trouxe o desafio de enfrentar o Palmeiras nas oitavas de final, mas, pelo terceiro ano consecutivo, o time paulista eliminou a equipe mineira e avançou na competição.
A última vez que Scolari chegou à final da Libertadores foi em 2022, quando assumiu o Athletico-PR na fase de grupos e levou o time até a decisão contra o Flamengo, que acabou conquistando o título.
A despeito de encerrar 2023 com objetivo alcançado, Felipão está enfrentando muitas cobranças no início desta temporada. Mesmo levando o Galo a mais uma final do campeonato estadual, o desempenho de sua equipe ainda não correspondeu às expectativas geradas. Isso se refletiu nas arquibancadas, com vaias e críticas direcionadas ao treinador.
Um exemplo disso foi na semifinal do torneio, em que Hulk e seus companheiros precisaram reverter a vantagem que pertencia ao América. No último domingo, a classificação para a final veio com uma derrota por 2 a 1 para o Coelho; entretanto, a equipe foi salva por ter vencido o confronto na Arena MRV por 2 a 0.
Na final, será a vez do Cruzeiro ter a vantagem de jogar por dois resultados iguais e fazer o último confronto em casa. A Raposa teve a melhor campanha na fase inicial.
Até o momento, em 10 jogos disputados nesta temporada, o Galo venceu 5, empatou 2 e perdeu outras 3; incluindo uma derrota para o América e outra para o Cruzeiro. O primeiro revés aconteceu na estreia, diante do Patrocinense.
Tabela do Atlético na fase de grupos da Copa Libertadores
- Rodada 1: 2 a 4 de abril – Caracas (VEN) x Atlético
- Rodada 2: 9 a 11 de abril – Atlético x Rosario Central (ARG)
- Rodada 3: 23 a 25 de abril – Atlético x Peñarol (URU)
- Rodada 4: 7 a 9 de maio – Rosario Central (ARG) x Atlético
- Rodada 5: 14 a 16 de maio – Peñarol (URU) x Atlético
- Rodada 6: 28 a 30 de maio – Atlético x Caracas (VEN)
Tabela básica da Copa Libertadores
- Rodada 1: 2 a 4 de abril
- Rodada 2: 9 a 11 de abril
- Rodada 3: 23 a 25 de abril
- Rodada 4: 7 a 9 de maio
- Rodada 5: 14 a 16 de maio
- Rodada 6: 28 a 30 de maio
- Oitavas de final: 13 a 22 de agosto
- Quartas de final: 17 a 26 de setembro
- Semifinal: 22 a 31 de outubro
- Final: 30 de novembro
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.