Após alcançar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, a Seleção Brasileira Feminina subiu uma posição no ranking da Fifa. Sob o comando de Arthur Elias, a equipe agora ocupa o oitavo lugar, imediatamente à frente da Coreia do Norte, que é a nona, e logo atrás do Japão, que está em sétimo.
O Brasil teve um desempenho impressionante na Olimpíada, superando uma fase de grupos complicada. A equipe venceu a Nigéria por 1 a 0, mas foi derrotada pela seleção japonesa, com um placar de 2 a 1, e pela Espanha, atual campeã mundial, por 2 a 0.
Conseguindo se classificar como um dos melhores terceiros colocados, o Brasil começou a se destacar na competição.
Nas quartas de final, eliminou a seleção francesa, que era a anfitriã, com uma vitória de 1 a 0, e na semifinal derrotou as espanholas por 4 a 2. A final foi contra os Estados Unidos, reeditando as finais das Olimpíadas de Atenas em 2004 e Pequim em 2008, e, mais uma vez, as estadunidenses saíram vencedoras, desta vez por 1 a 0.
O Brasil alcançou um resultado positivo no futebol feminino após a eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo de 2023, realizada na Austrália e na Nova Zelândia, onde a equipe dirigida pela técnica sueca Pia Sundhage foi superada pela Jamaica.
O próximo Mundial ocorrerá no Brasil em 2027, e como país-sede, a Seleção já garantiu sua vaga. Em 2025, a Copa América será realizada em um local a ser divulgado, com a possibilidade do Brasil sediar o evento como preparação para o Mundial.
Recentemente, o Brasil retornou à 8ª posição no ranking da Fifa, posição que não ocupava desde junho de 2023. A melhor colocação do país foi entre março e junho de 2009, quando esteve na segunda posição.
Os Estados Unidos conquistaram o primeiro lugar do ranking ao ganhar a medalha de ouro olímpica, subindo quatro posições e destronando a Espanha, que agora ocupa o terceiro lugar, logo atrás da Inglaterra, atual campeã europeia. A França, por sua vez, sofreu uma queda de oito posições, agora ocupando a 10ª colocação.
Vejas as dez primeiras seleções no ranking feminino da Fifa:
- Estados Unidos
- Inglaterra
- Espanha
- Alemanha
- Suécia
- Canadá
- Japão
- Brasil
- Coreia do Norte
- França
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.