Nesta semana, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou seu calendário para 2025, permitindo assim que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) finalize o seu, que depende das datas dos torneios da América do Sul. Um esboço já foi elaborado e, segundo ele, a Série A do Campeonato Brasileiro continuará durante o Super Mundial de Clubes.
Três times brasileiros já estão garantidos na nova competição promovida pela Fifa, que ocorrerá entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões da Libertadores de 2021 a 2023, respectivamente. Uma quarta vaga pode surgir caso Atlético, São Paulo ou Botafogo vençam a edição de 2024, que atualmente está nas quartas de final.
A direção da CBF considera inviável interromper o Campeonato Brasileiro por quase um mês, como acontece durante a Copa do Mundo de Seleções.
Os times brasileiros que participarão do Super Mundial terão seus jogos da Série A prorrogados ou até antecipados, conforme a configuração do calendário.
Caso os representantes do Brasil sejam eliminados na fase de grupos, após três jogos, eles passarão entre 20 e 25 dias nos Estados Unidos. Os que avançarem têm planos de viajar no início de junho para os EUA, coincidente com a Data Fifa, que inclui jogos das seleções, e o Brasileiro estará suspenso, entre os dias 2 e 10 de junho.
As partidas adiadas serão remanejadas para o segundo semestre. Existe a possibilidade de utilizar Datas Fifa, embora isso não seja o mais adequado, principalmente por conta da necessidade de ajustar os jogos a datas já reservadas para a Copa do Brasil ou torneios da Conmebol, o que dependerá do desempenho das equipes nas competições do Mundial.
A FIFA ainda não revelou a tabela completa do Mundial, nem anunciou a data do sorteio dos grupos. Havia a expectativa de que o sorteio acontecesse até julho, com o intuito de “aquece” a competição e facilitar a comercialização de direitos de transmissão e patrocínio. No entanto, a falta de definição sobre as cidades-sede e os estádios que irão abrigar os jogos tornou essa estratégia inviável.
Atualmente, a entidade internacional planeja realizar o sorteio na primeira quinzena de dezembro de 2024, quando já estarão definidos os 32 times classificados.
A FIFA estima arrecadar US$ 2,5 bilhões para este novo Mundial.
O evento ocorrerá a cada quatro anos, distribuindo as vagas da seguinte forma: 12 para a Europa, seis para a América do Sul, quatro para as Américas do Norte e Central, quatro para a África, quatro para a Ásia, uma para a Oceania, além de um representante do país-sede.
Os times serão organizados em oito grupos, cada um com quatro equipes. Os dois melhores de cada grupo avançarão para as oitavas de final, onde os confrontos se tornarão eliminatórios até chegarmos à grande final. Até o momento, 30 equipes já garantiram sua classificação, restando apenas duas vagas: uma da América do Sul e outra do país anfitrião. A Federação dos Estados Unidos ainda não anunciou qual critério será utilizado para selecionar o representante do país.
Os 30 times já classificados para o Super Mundial:
América do Sul (6 vagas)
- Palmeiras – campeão da Libertadores de 2021
- Flamengo – campeão da Libertadores de 2022
- Fluminense – campeão da Libertadores de 2023
- River Plate (Argentina) – via ranking
- Boca Juniors (Argentina) – via ranking
Europa (12 vagas)
- Chelsea – Inglaterra
- Real Madrid – Espanha
- Manchester City – Inglaterra
- Porto – Portugal
- Benfica – Portugal
- Inter de Milão – Itália
- PSG – França
- Bayern de Munique – Alemanha
- Borussia Dortmund – Alemanha
- Juventus – Itália
- Atlético de Madrid – Espanha
- RB Salzburg – Áustria
Américas do Norte e Central (4 vagas)
- Monterrey – México
- Seattle Sounders – EUA
- León – México
- Pachuca – México
África (4 vagas)
- Al-Ahly – Egito
- Wydad Casablanca – Marrocos
- Espérance – Tunísia
- Mamelodi Sundowns – África do Sul
Ásia (4 vagas)
- Al-Hilal – Arábia Saudita
- Urawa Red Diamonds – Japão
- Ulsan Hyundai – Coreia do Sul
- Al Ain (Emirados Árabes)
Oceania (1 vaga)
- Auckland City – Nova Zelândia
Os clubes que ainda podem se classificar na América do Sul:
- Atlético (se for campeão em 2024)
- Botafogo (se for campeão em 2024)
- São Paulo (se for campeão em 2024)
- Colo-Colo-CHI (se for campeão em 2024)
- Peñarol-URU (se for campeão em 2024)
- Olímpia-PAR (via ranking)
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.