Dorival Júnior manifestou descontentamento em relação à arbitragem conduzida pelo venezuelano Jesús Valenzuela e sua equipe no empate entre a Seleção Brasileira e a Colômbia, resultando em 1 a 1 na noite desta terça-feira (2), na última rodada do Grupo D da Copa América nos Estados Unidos. O jogo, realizado no Levi’s Stadium, em Santa Clara, região de São Francisco, posicionou o Brasil em segundo lugar, cruzando com o Uruguai nas quartas de final.
Dorival destacou duas situações: a não marcação de um pênalti em Vinícius Júnior, quando o Brasil estava à frente por 1 a 0, e o cartão amarelo recebido pelo atacante no início do jogo, o que o impossibilitará de enfrentar os uruguaios no próximo sábado (6) em Las Vegas.
“No primeiro lance, para mim um lance casual, ele recebe o primeiro cartão [do jogo]. Muito estranho o que se passou”, disse Dorival.
Referente ao pênalti, o técnico mencionou que a conversão da falta teria modificado o desenvolvimento da partida, visto que com 2 a 0 contra os colombianos, estes estariam mais vulneráveis. Apesar da análise do lance pelo VAR, a decisão final foi um escanteio para a Seleção Brasileira.
“Acho que só o árbitro e a equipe do VAR não viram que foi pênalti. Não sei se posso falar que houve interferência da arbitragem, mas naquele momento, com 2 a 0, com a velocidade do nosso time, mudaria a partida porque a Colômbia teria que sair mais naturalmente. Para mim esse lance foi decisivo. Não é algo criado por nós, é um fato”, disse Dorival.
Após derrotar o Paraguai por 4 a 1, na sexta-feira (28), Vinnie reclamou à arbitragem e à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Houve ruído entre as seleções nacionais e os membros da federação, pois a logística em algumas cidades era considerada ruim e o tamanho dos estádios era menor do que o normal para jogos internacionais.
Sobre o jogo, Dorival reconheceu os problemas com a bola e a vantagem da Colômbia em vários momentos.
“Somos uma equipe em formação, oscilações vão acontecer. Tivemos dificuldade na saída de bola, mas enfrentamos um time formado, que joga junto há mais tempo, está há mais de 20 jogos invicto. É uma equipe mais pronta, mas estamos trabalhando para conseguir, já na Copa América, ter essa excelência”, disse Dorival.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.