Nesta segunda-feira (29), a estátua de Daniel Alves, ex-jogador do São Paulo, Barcelona e Seleção Brasileira, foi retirada pela Prefeitura de Juazeiro, município baiano. A decisão foi tomada depois que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) fez uma recomendação na sexta-feira passada.
Natural de Juazeiro, o ex-atleta recebeu uma sentença na Espanha de quatro anos e seis meses de prisão por estuprar uma mulher de 23 anos. Atualmente em liberdade condicional até o final do processo judicial, ele clama inocência e declara que a relação foi consensual.
A orientação do MP-BA tem embasamento na Lei N° 6.454/1977, que regula o uso de recursos públicos para a compra e instalação de monumentos para pessoas vivas. Questionada pelo Estadão, a prefeitura anunciou que irá remover a estátua nos próximos dias, sem mencionar uma data específica. O governo municipal tem um prazo de 30 dias para atender à recomendação.
Os moradores solicitam a retirada do monumento, que foi inaugurado em 2020, desde o ano passado, quando Daniel Alves foi preso sob a acusação de estupro. Os pedidos têm sido feitos principalmente pelas redes sociais e ganharam força após a condenação do jogador. Em fevereiro, a prefeitura de Juazeiro anunciou que não se pronunciará sobre o assunto até que o caso fosse finalizado, pois o atleta entrou com um pedido de apelação, e esclareceu que não recebeu solicitações oficiais para remover a escultura.
Criada pelo artista Leo Santana, a estátua está situada no centro da cidade e retrata Daniel Alves em tamanho real vestindo a camisa da Seleção Brasileira e segurando uma bola de futebol. Desde a inauguração em 2020, a obra tem sido alvo de vandalismo várias vezes após a prisão do jogador.
Logo após o incidente vir à tona, o monumento foi encontrado pela manhã com um saco preto cobrindo sua cabeça e amarrado com fita adesiva. Em fevereiro deste ano, notou-se que o monumento estava coberto por manchas brancas, as quais foram removidas pela prefeitura de Juazeiro. No mês seguinte, a estátua foi pichada e posteriormente limpa por uma mulher que afirmou ser parente do atleta.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.