O campeão mundial da Alemanha em 1990, o ex jogador Andreas Brehme, faleceu na treça-feira desta semana. O ex lateral morreu aos 63 anos de parada cardíaca após ser hospitalizado em Munique.
Brehme marcou o gol da vitória da Alemanha na Copa do Mundo de 1990, contribuindo para a vitória por 1 a 0 sobre a Argentina, de pênalti, na final. Canhoto, ele chutou com o pé direito para distrair o goleiro Gioico Etxea, que na época era conhecido pela habilidade na cobrança de pênaltis. No total, Brehme disputou 86 partidas pela seleção alemã. Em 2020, uma bola da Copa do Mundo de 1990 foi colocada em leilão para ajudar a Itália a combater a pandemia do coronavírus.
Lateral que podia jogar tanto como ala quanto como defesa, Brehme começou a carreira no Kaiserslautern na década de 1980 e chamou a atenção do FC Bayern Munchen, que o contratou em 1986.
Dois anos depois, Brehme mudou-se para o Inter de Milão, numa altura em que os clubes italianos começavam a investir fortemente em estrangeiros. No Inter formou um trio com o meio-campo Matthaus e o atacante Klinsmann.
Brehme também passou uma temporada de final de carreira em Zaragoza e Kaiserlautern, na Espanha, onde se aposentou.