A gestão da FIFA aumentou o número de seus comitês de sete para 35. Cada grupo pode ter até 20 integrantes e é responsável por partes estratégicas da entidade, como o departamento financeiro, mas também é responsável por discutir mudanças nos rumos da organização do futebol.
Por exemplo, haverá um Conselho de Torcedores, um Conselho para o Futuro do Futebol, um Conselho de Combate ao Racismo, um Conselho para eSports e outro Conselho dedicado aos avanços tecnológicos e digitais.
O aumento foi preparado pelo conselho da entidade e aprovado pelo parlamento da Tailândia em maio, com o apoio do presidente Gianni Infantino.
Num comunicado enviado às 211 federações-membro, o secretário-geral da FIFA, Matthias Grafström, escreveu:
“Esta nova configuração reflete melhor o âmbito dos objetivos estratégicos e das atividades da Fifa hoje, modernizando assim o papel dos Comitês e permitindo um maior envolvimento na processos democráticos de tomada de decisão, aumento da representação e contribuição feminina, e conhecimentos técnicos mais focados em diversas áreas relevantes do futebol a nível internacional. As áreas de responsabilidade de cada um dos Comitês recém-introduzidos e a competência exigida de seus membros pode ser considerada conforme descrita em seus nomes dos respectivos comitês. A Fifa quer priorizar composição diversificada em termos de histórico e experiência, qualificações, género e representação geográfica”.
A FIFA poderá incluir mais aliados nas suas estruturas. Os membros desses comitês não são remunerados, mas recebem uma remuneração diária quando viajam em nome da FIFA.
As 211 associações têm até 8 de setembro para enviar candidatos aos 35 cargos das comissões, podendo nomear até três candidatos, dos quais obrigatoriamente um deverão ser mulheres. Todas as associações podem ter membros em comitês.
O Conselho, formado por 35 membros, incluindo o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, decide a composição de cada grupo.
Na sua forma atual, existem sete comitês: Finanças, Desenvolvimento, Médico, Arbitragem, Associações Membro, Organizações de Competição e Partes Interessadas do Futebol (responsáveis por discutir mudanças no desporto). Os cinco primeiros serão mantidos e os dois últimos serão divididos em vários outros.
Veja os 35 comitês da Fifa (com asterisco os mantidos):
- Financeiro*
- Desenvolvimento*
- Médico*
- Arbitragem*
- Associações Membro*
- Competições Masculinas de Seleções
- Competições Femininas de Seleções
- Competições Masculinas de Clubes
- Competições Femininas de Clubes
- Futebol Olímpico
- Futebol Masculino de Base
- Futebol Feminino de Base
- Futsal
- Beach Soccer
- Partes Interessadas no Futebol Masculino
- Partes Interessadas no Futebol Feminino
- Jogadores Masculinos
- Jogadoras
- Treinadores Masculinos
- Treinadoras
- Torcedores
- Desenvolvimento Técnico
- Desenvolvimento Técnico do Futebol Feminino
- Futebol Amador
- Relações Institucionais
- Jurídico
- Estádios e Segurança
- Antirracismo e Anti Discriminação
- Responsabilidade Social do Futebol
- Tecnologia e Inovação Digital
- Comercial e Marketing
- Mídia e Comunicação
- eSport
- Futuro do Futebol
- Regras do Futebol
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.