Uma rivalidade que se consolidou na final da Copa do Mundo de 2022 e ganhou mais força recentemente, após episódios de racismo de jogadores argentinos em relação aos franceses durante a comemoração da Copa América, irá se repetir nas quartas de final do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Como país anfitrião, a França enfrentará a Argentina nesta sexta-feira, às 16h (horário de Brasília), no último jogo das quartas.
Os outros embates da fase de eliminação direta serão: Marrocos x Estados Unidos, Japão x Espanha e Egito x Paraguai. Todas as partidas estão agendadas para a próxima sexta-feira.
Veja o calendário das quartas de final:
Sexta-feira, 2 de agosto (horário de Brasília)
- 10h – Marrocos x Estados Unidos, em Paris
- 12h – Japão x Espanha, em Lyon
- 14h – Egito x Paraguai, em Marselha
- 16h – França x Argentina, em Bordeaux
O duelo entre França e Argentina também colocará frente a frente dois treinadores que foram adversários nos campos europeus enquanto ainda eram jogadores: o francês Thierry Henry e o argentino Javier Mascherano.
A França reafirmou seu status de favorito no Grupo A ao derrotar a Nova Zelândia por 3 a 0, assegurando assim o primeiro lugar, enquanto os Estados Unidos ficaram em segundo, conquistando a vitória sobre a Guiné pelo mesmo placar. Por outro lado, a Argentina, apesar de triunfar sobre a Ucrânia por 2 a 0 na terceira rodada, terminou em segundo no Grupo B. O Marrocos, também com uma vitória de 3 a 0 sobre o Iraque nesta terça-feira, acumulou seis pontos, mas ficou na liderança devido ao saldo de gols.
“O grupo conseguiu se sobrepor às diferentes situações da primeira rodada (na polêmica derrota para Marrocos), ganhando os outros dois jogos. Venha o rival que vier, vamos enfrentar como estamos fazendo até agora – afirmou Mascherano após o jogo contra a Ucrânia, antes da definição da França como adversária nas quartas”.
A grande surpresa da terceira rodada foi a vitória do Egito diante da Espanha por 2 a 1, o que garantiu à seleção africana a liderança do Grupo C, com os espanhóis na segunda posição. O Egito é orientado pelo técnico brasileiro Rogério Micale, que foi campeão olímpico com o Brasil nos Jogos do Rio de 2016. No Grupo D, o Japão, que já estava classificado ao entrar em campo, venceu Israel por 1 a 0, consolidando-se na primeira colocação. No outro confronto, o Paraguai avançou ao superar Mali por 1 a 0.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.