O Ministério das Relações Exteriores divulgou um comunicado expressando solidariedade ao jogador brasileiro Vinicius Júnior, que joga como atacante no Real Madrid. Durante a partida de futebol das oitavas de final da Liga dos Campeões na quarta-feira (13), torcedores do Atlético de Madrid proferiram cânticos racistas contra o jogador.
“Vinicius Júnior é um atleta exemplar, e não está sozinho na sua corajosa luta contra o racismo. O governo brasileiro reiterará às autoridades governamentais e esportivas espanholas sua preocupação com os repetidos ataques racistas ao atleta. E cobrará também providências da UEFA, organizadora do torneio no qual as manifestações racistas ocorreram. Enquanto não houver sanções penais e esportivas à altura, os racistas continuarão a agir e nenhuma campanha contra o racismo trará resultados efetivos”, afirma nota.
Vinicius Júnior foi alvo de insultos racistas, sendo chamado de “chimpanzé” por uma parte da torcida do lado de fora do Estádio Metropolitano, em Madri. Por meio de suas redes sociais, o jogador pediu que a UEFA tome medidas punitivas em relação a esse comportamento inaceitável.
“Espero que vocês já tenham pensado na punição deles, @ChampionsLeague e @UEFA. É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente!”, disse ele.
A entidade organizadora do Campeonato Espanhol, afirmou que denunciará sim os ataques racistas.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.