Alpem de perder por 2 a 0 para o São Luiz, o Grêmio se recusou a receber as medalhas do vice-campeonato da Recopa Gaúcha. A decisão de ir para o vestiário após o término do jogo foi motivo de polêmica e revolta no estádio 19 de Outubro, em Ijuí.
Ainda no gramado, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, criticou a postura da direção gremista.
“É uma falta de respeito com o torcedor gremista que veio aqui, não digo nem com o São Luiz, que não passado perdeu de 3 ou 4 lá na Arena, e humildemente fez uma fila pra receber suas medalhas de vice. Acho que o Grêmio deveria ter outra postura sim, de vir aqui receber suas medalhas. Estou entristecido pelo Grêmio ter cometido esse ato, é uma decisão que cabe a direção explicar pra vocês. Falta de Fair Play esportivo, falta de educação”, desabafou o presidente.
Em 2023, a final da competição foi na Arena. O time de Porto Alegre venceu o São Luiz, na estreia de Luis Suárez, e conquistou o seu primeiro título da última temporada. A recopa é a disputa entre o atual campeão gaúcho, o próprio Grêmio, e o São Luiz, campeão da Copa GFG também no ano passado.
A estratégia do Tricolor de ir com time completamente reserva, e até mesmo sem o técnico Renato Portaluppi, não priorizando a competição, virou motivo de revolta dos torcedores gremistas nas redes sociais.