A crise no Manchester City não dá trégua nem nas festividades natalinas. Com a partida da 18ª rodada se aproximando – marcada para esta quinta-feira contra o Everton – Guardiola decidiu que seus jogadores devem permanecer concentrados durante a noite de Natal. Essa época do ano geralmente é reservada para os atletas passarem junto de suas famílias, uma vez que o dia 25 é repleto de tradições.
Quando perguntado sobre como o elenco se sente em ter que dormir no clube na véspera de Natal, Guardiola foi enfático:
“Treinamos hoje (terça-feira), treinamos amanhã (quarta-feira) à noite, ficaremos aqui e jogaremos no Boxing Day (dia 26). Espero que eles queiram estar aqui, porque é o nosso trabalho”, disse o técnico na coletiva do dia 24.
Os jogos do Boxing Day, que acontecem no dia 26, são uma prática comum na Premier League. Porém, é habitual que os jogadores possam passar a noite em casa devido à natureza excepcional da data.
Diante da situação, Guardiola manteve firme sua postura. Assim, os jogadores terão a manhã de quarta-feira para estar com suas famílias, mas se reunirão à noite para treinos, garantindo que possam dormir concentrados, como em um dia normal, sem festividades ou celebrações como o Natal.
“Esta situação é nova para todos nós (o mau momento). Os caras estão correndo e se esforçando mais do que nunca. As pessoas dizem que não estamos lutando ou que é culpa desse jogador, desse técnico – não é sobre isso. É sobre muitos pequenos detalhes ou alguns grandes detalhes que nos fazem não ser tão bons quanto éramos. Mas temos mais uma oportunidade no Boxing Day”, comentou Guardiola.
A decisão extrema do treinador espanhol reflete a fase conturbada que o City atravessa. Nos últimos 12 jogos que disputou em várias competições, o clube conseguiu apenas uma vitória e empatou em duas ocasiões – um desempenho considerado o pior na trajetória de Pep Guardiola. Na Champions League, por exemplo, a equipe ocupa a 22ª posição, fora da zona de classificação direta para as oitavas de final e apenas três lugares acima das vagas de eliminação na fase de grupos.
Se olharmos apenas para a Premier League, torneio que Guardiola ganhou quatro vezes consecutivas e que atualmente é detentor do título, o City está em sétimo lugar e acumula derrotas para adversários significativos. Como, por exemplo, a derrota de virada contra o Manchester United no clássico da 16ª rodada ou a goleada de 4 a 0 sofrida para o Tottenham na 12ª.
Além disso, Pep Guardiola vem também de um revés no jogo mais recente. O Aston Villa superou a equipe de Haaland por 2 a 1, ultrapassando o Manchester City na classificação.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.