O jovem Igor Jesus, de 23 anos, fará sua estreia como titular pela Seleção Brasileira em sua primeira convocação. Caso o atacante do Botafogo balancie as redes contra o Chile nesta quinta-feira (10), em Santiago, ele se juntará ao seleto grupo de jogadores que também marcaram em suas estreias. A partida, válida pela 9ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, está programada para as 21h (horário de Brasília).
Neymar, Gabriel Jesus e Luis Fabiano estão entre os atletas que conseguiram fazer gols em suas primeiras aparições pela equipe canarinha. Desde o início do Século XXI, 20 jogadores alcançaram essa marca, sendo o mais recente o meia Joelinton, do Newcastle-ING, que fez um gol no amistoso contra Guiné, em uma vitória de 4 a 1 em junho de 2023.
Após a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, Neymar se tornou o principal jogador do Brasil e marcou seu primeiro gol na vitória de 2 a 0 sobre os Estados Unidos, em 10 de agosto de 2010.
Aos 32 anos, Neymar encontra-se lesionado há um ano devido a uma séria contusão no joelho, que o levou a passar por cirurgia. Até o momento, ele não retornou aos gramados pelo Al-Hilal, seu time na Arábia Saudita. Assim que estiver recuperado, o técnico Dorival Júnior já deixou claro que planeja convocá-lo.
Luis Fabiano, que foi um dos titulares na Copa do Mundo de 2010, fez sua estreia em um amistoso contra a Nigéria em 2003, onde conseguiu marcar. O Brasil venceu a partida por 3 a 0, e curiosamente, outro atleta também fez seu primeiro gol com a camisa da Seleção naquele jogo: o atacante Gil, ex-jogador de Cruzeiro e Corinthians. Essa ocorrência foi a única vez que Gil balançou as redes, enquanto Luis Fabiano acumulou mais 27 gols ao longo de sua carreira na Seleção.
Gabriel Jesus, que atualmente defende o Arsenal e não tem sido convocado por Dorival, teve um início semelhante ao de Igor Jesus. Ele também estreou em um jogo fora de casa durante as Eliminatórias, em um momento delicado para a Seleção na tabela. Em 1º de setembro de 2016, contra o Equador, marcou dois gols na vitória por 3 a 0. Este jogo também marcou a estreia de Tite, que depois se tornaria o técnico nas Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e 2022, no Catar.
“Estar podendo representar a Seleção é gratificante. Espero fazer um bom trabalho aqui para voltar mais vezes. Sabemos do nosso potencial e vamos continuar trabalhando para ter resultados positivos nesses dois jogos”, disse Igor Jesus, revelado pelo Coritiba.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.