Nesta segunda-feira (3), os confrontos das oitavas de final tanto da Copa Libertadores quanto da Copa Sul-Americana serão sorteados. A cerimônia acontecerá às 13h (horário de Brasília) na sede da Conmebol em Assunção, no Paraguai.
Importante ressaltar que, devido aos jogos adiados do Grêmio (na Libertadores) e do Internacional (na Sul-Americana), há duas vagas em aberto no sorteio, ambas relacionadas aos grupos desses times.
Além disso, a Sul-Americana terá o sorteio dos playoffs, nos quais os segundos colocados dos grupos enfrentarão os terceiros colocados dos grupos da Libertadores. A seguir, entenda como funcionará o sorteio para as duas competições.
A única incógnita está no grupo C, que tem a presença do Grêmio. O clube gaúcho disputou quatro partidas, enquanto Huachipato-CHI e Estudiantes-ARG realizaram cinco jogos cada. Já o The Strongest-BOL jogou seis vezes e lidera provisoriamente a chave.
Apenas o Estudiantes está excluído da próxima fase entre as quatro equipes, no entanto ainda tem possibilidades de avançar para os playoffs da Sul-Americana. Os próximos dois jogos do grupo C estão marcados para esta terça-feira (4), com Huachipato enfrentando o Grêmio; e no sábado (8), com o Grêmio jogando contra o Estudiantes.
Os outros seis times brasileiros participantes da fase de grupos já garantiram sua vaga nas oitavas de final: Atlético, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e São Paulo.
Durante o sorteio, as equipes serão divididas em dois grupos, um com os líderes de cada grupo e outro com os segundos colocados. Os confrontos serão definidos por sorteio entre os times dos dois grupos, sem restrições. Portanto, é possível que ocorram confrontos entre equipes do mesmo país ou do mesmo grupo nesta etapa.
- Pote 1: Fluminense, São Paulo, Primeiro do Grupo C (a definir), Junior Barranquilla, Bolívar, Palmeiras, Atlético e River Plate
- Pote 2: Colo-Colo, Talleres, Segundo do Grupo C (a definir), Botafogo, Flamengo, San Lorenzo, Peñarol e Nacional
Cada confronto sorteado será nomeado com uma letra, de A até H. Esses confrontos já serão chaveados no caminho para a decisão da Libertadores, no seguinte formato:
- Vencedor A x Vencedor H (vencedor será o semifinalista S1)
- Vencedor B x Vencedor G (vencedor será o semifinalista S2)
- Vencedor C x Vencedor F (vencedor será o semifinalista S3)
- Vencedor D x Vencedor E (vencedor será o semifinalista S4)
Na semifinal, teremos os embates entre S1 x S4; e S2 x S3. A partir das oitavas até as semifinais, a equipe com melhor desempenho na fase de grupos terá a vantagem de decidir a partida em casa. Os três melhores classificados foram River Plate, Atlético e Palmeiras.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.