Exatamente há um ano, Neymar passava por uma das temporadas mais desafiadoras de sua trajetória. Após 43 minutos do primeiro tempo do confronto entre Brasil e Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu, o atacante sofreu a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, além de lesões em dois meniscos, o que o deixou fora do futebol desde aquela data.
Entretanto, a fase de ausência dos campos está prestes a acabar. Em fase final de reabilitação no Al-Hilal, da Arábia Saudita, Neymar se encontra em um momento decisivo para retornar a jogar pela seleção brasileira ainda em 2024.
Durante o tempo em que o camisa 10 esteve afastado, a seleção brasileira participou de 14 partidas, com três derrotas, cinco empates e seis vitórias, o que resulta em um aproveitamento de 54,7%.
Desde sua estreia com a camisa da seleção, em 2010, o Brasil disputou 190 jogos, dos quais Neymar não participou de 62. Com ele em campo, o aproveitamento é de 78,6%, enquanto sem sua presença, esse número cai para 63,9%.
Neymar está em uma corrida contra o relógio para voltar a fazer parte da Seleção em 2024. Este assunto é tratado com prudência por todos os envolvidos, para evitar apressar etapas.
A Seleção tem um novo compromisso na data Fifa em novembro e pretende convocar Neymar apenas se ele jogar pelo Al-Hilal antes dessa data. Contudo, existe apenas uma chance para isso, que será na próxima semana.
Atualmente, Neymar não está registrado no Campeonato Saudita e sua única competição com o clube neste final de ano é a Liga dos Campeões da Ásia. O próximo jogo do torneio será na segunda-feira, contra o Al-Ain.
Depois desse duelo, o Al-Hilal voltará a atuar na competição em 4 de novembro, após a convocação de Dorival Júnior. A data para a divulgação dos convocados ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que aconteça no dia 1º. Antes disso, uma pré-lista precisa ser enviada aos clubes até 27 de outubro.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.