Essa é a conclusão de um relatório divulgado pela Fifa, que analisou as transferências confirmadas nesse início de 2024.
Diferentemente do futebol europeu, que normalmente se mantém em relativa calmaria nesse período, devido às competições em andamento, a América do Sul costuma ser palco de intensas negociações e altos valores envolvidos, pois é a época de preparação para uma nova temporada.
Nesse contexto, de acordo com o relatório da Fifa, o Brasil se destacou como o país com o maior número de contratações no cenário futebolístico mundial em janeiro, com 409 novos jogadores chegando aos clubes. Ao mesmo tempo, foram registradas 249 saídas no período, também o maior número em todo o mundo.
Ao longo de sua história, o Brasil recebeu a reputação de ser uma potência na produção de atletas de destaque. Além disso, o país também conquistou prestígio internacional ao liderar o ranking de valores arrecadados por meio de transferências, com uma soma impressionante de 251.2 milhões de dólares, equivalente a cerca de 1.2 bilhão de reais.
Por outro lado, o Brasil também se destacou ao gastar expressivos 122.6 milhões de dólares (mais de 600 milhões de reais) com contratações, o que o coloca na quinta posição entre os maiores gastos do futebol mundial. Contudo, é válido ressaltar que a liderança nesse quesito pertence ao futebol francês, que investiu 291.9 milhões de dólares (aproximadamente 1.4 bilhão de reais) em reforços.
Futebol brasileiro no mercado da bola de janeiro:
409 jogadores contratados (1º no mundo)
249 jogadores negociados (1º no mundo)
251,2 milhões de dólares (cerca de R$ 1,2 bilhão) arrecadados (1º no mundo)
122,6 milhões de dólares (mais de R$ 600 milhões) gastos (5º no mundo)