A Uefa iniciou uma investigação para apurar insultos direcionados a Gibraltar durante a celebração da vitória da Seleção Espanhola na Eurocopa. O meio-campista Rodri e o atacante Morata são os principais envolvidos na controvérsia, após entoarem cânticos ofensivos contra o promontório situado no sul da Espanha.
“A Federação de Gibraltar fará reclamação oficial à UEFA após as celebrações do Euro 2024 da Seleção Masculina Espanhola. A Federação de Futebol de Gibraltar notou a natureza extremamente provocativa e insultuosa das comemorações em torno da vitória da seleção espanhola masculina na Euro 2024″, diz o comunicado emitido pela entidade.
A Uefa anunciou que examinará o incidente e que, caso sejam considerados culpados, os jogadores poderão ser suspensos de jogos da Liga das Nações. Durante a festa, a dupla liderou uma multidão de torcedores entoando em coro “Gibraltar é espanhol”.
O jogador albanês Mirlind Daku, que foi suspenso por duas partidas da seleção da Alemanha devido a cânticos nacionalistas contra a Sérvia e Macedônia do Norte, também foi punido de forma similar.
Embora esteja localizado no extremo sul da Espanha, Gibraltar é de posse britânica, sendo concedido aos britânicos pelos espanhóis durante a Guerra da Sucessão Espanhola, que aconteceu entre 1701 e 1714, através do Tratado de Utrecht.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.