O Palmeiras venceu o Santos por 2 a 1 no jogo de ida do Campeonato Paulista 2024. Raphael Veiga e Flaco López marcaram para o Alviverde – o meio-campista Otero marcou para Peixe.
O duelo foi dominado pelo Palmeiras, que tentou controlar o jogo desde os minutos iniciais. Mesmo assim, o primeiro tempo foi repleto de competição e chances equilibradas de ambos os lados. Na segunda fase, as oportunidades viraram gols desde o início.
Foi a segunda vitória seguida do Palmeiras no Campeonato Paulista, que segue invicto após três rodadas. O Santos voltou a sofrer a primeira derrota ao derrotar Botafogo e Ponte Preta nas primeiras rodadas.
O Palmeiras volta à ação na quarta-feira (31), quando visita o Red Bull Bragantino, às 19h30 (horário de Brasília). O Santos entra em campo duas horas depois para enfrentar o Água Santa, também fora de casa.
Como na maioria dos jogos sob o comando de Abel Ferreira, o Palmeiras aproveitou os minutos iniciais da partida para tentar se impor ao adversário. Mesmo assim, o Verdão começou o duelo com escanteio santista e cruzamento para a grande área.
A principal oportunidade surgiu com Gustavo Gómez após forte cabeçada na entrada da pequena área. Flaco López até encheu a rede de João Paulo, mas o gol foi anulado por impedimento.
Ainda insinuando, o Palmeiras sacudiu a trave do Santos nos últimos minutos do primeiro tempo. Raphael Veiga cobrou falta na entrada da área, João Paulo não teve chance, mas parou na trave direita do goleiro santista.
O Santos, que ficou no escanteio durante a maior parte da partida, dependeu principalmente de desarmes individuais para assustar o Palmeiras. E essa responsabilidade coube principalmente ao meio-campista Juan Cazares, nova adição ao elenco de Fábio Carilla.
O equatoriano, que atuava na lateral esquerda, foi o principal jogador do time que tirou a bola da forte pressão do Palmeiras. Em determinado momento ele fez um lançamento longo que deixou Pedrinho na frente do gol, mas o atacante foi parado pela defesa de Weverton.
O domínio foi tamanho que bastaram apenas dois minutos do segundo tempo para o time abrir o placar. O gol saiu na chuteira de Raphael Veiga, artilheiro do Palmeiras nesta temporada com quatro gols.
O jogo começou com Rony no contra-ataque, que avançou pela esquerda e tentou cruzamento rasteiro. A bola explodiu no bloqueio do Santos e voltou para Raphael Veiga, que marcou de primeira e abriu o placar para os donos da casa.
Flaco López foi o autor do segundo gol do Palmeiras na partida quando o Santos ainda demonstrava reação. O centroavante argentino recebeu cruzamento no poste mais distante e cabeceou firme, obrigando João Paulo a bela defesa. Por fim, o atacante completou a bola para o gol vazio.
Foi o primeiro gol da temporada do camisa 42.
Mesmo caído, o Santos seguiu atacando na tentativa de diminuir o placar – e o fez aos 24 minutos do segundo tempo, por intermédio de Rômulo Otero.
Aderlan fez belo passe pelo lado direito do ataque e cruzou rasteiro para Willian Bigod. O centroavante não conseguiu finalizar, mas acabou passando para Otero, que finalizou para o gol de Weverton.