Durante uma coletiva de imprensa na última sexta-feira, o treinador revelou que não sabe se irá renovar seu contrato com o clube, que chega ao fim nesta temporada, e não confirmou ter sido abordado pela seleção inglesa.
“Eu disse muitas vezes e espero que não me perguntem mais: eu ainda não tomei nenhuma decisão. Quando eu decidir, irei informar o clube e a imprensa, com certeza, 100%. É por isso que não há notícia, e é por isso que eu não tenho mais nada a adicionar. O próximo jogo é meu único foco, e a prioridade são meus jogadores, de como voltaram das seleções. É minha única preocupação,” comentou.
A mídia britânica começou a levantar possíveis nomes para substituir Guardiola, sendo Xabi Alonso e Rúben Amorim os mais comentados entre as opções em análise pelo City. A confirmação da aposentadoria de Txiki Begiristain ao final da temporada intensificou os boatos sobre a saída de Pep também após o término do seu contrato, já que ele foi contratado por Begiristain, seu amigo pessoal.
Guardiola esclareceu que não recebeu qualquer tipo de pressão por parte da diretoria em relação a um prazo para responder sobre a renovação do seu contrato.
“Tenho certeza que o clube tinha opções para quando Txiki sair e tem opções para quando Pep sair. Cedo ou tarde, acontecerá, e eles estão preparados. Não será uma surpresa. Eles sabem que eu quero estar convencido do que é melhor para o clube. Eu não irei adiar nenhuma atitude sabendo que estou criando um problema para o clube. Se eu sentir que eu sou um problema para o clube agora, eu tomarei uma decisão o mais rápido possível. Mas não tenho esse sentimento. Eles entendem as razões que tenho,” opinou, chegando a brincar que está esperando que haja uma mudança climática em Manchester para tomar uma decisão.
Ele também comentou pela primeira vez sobre a saída do diretor, expressando que sentirá muita falta de Begiristain, mas ressaltou que o clube precisará seguir adiante mesmo sem essa figura importante.
“Uma parte de mim está saindo. Um amigo meu e o arquiteto de alguns dos melhores times da história, no Barcelona e aqui. Eu sabia da decisão há muito tempo, por um motivo pessoal, de família. E sei o quanto é grato pela experiência. Sentirei muita falta dele, pela confiança, especialmente nos maus momentos. Ele me torna mais equilibrado no trabalho. Sou muito enérgico, então quando está indo mal, quero destruir tudo, e sempre ele diz: “Te vejo amanhã, tome um café”.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.