A seleção francesa fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris nesta quarta-feira, enfrentando os Estados Unidos no Estádio Velódrome, em Marselha, mas sem contar com seu principal astro, Kylian Mbappé.
A surpreendente ausência do craque não apenas decepcionou muitos fãs de futebol, como também levou o presidente do país a pedir publicamente pela presença do jogador em campo, porém sem sucesso.
Mas afinal, por que o atacante não está participando do torneio em seu próprio país? São diversas as razões que explicam sua decisão, apesar de sua vontade inicial de competir.
Primeiramente, o Real Madrid, seu novo clube, não liberou nenhum de seus jogadores para os Jogos. É importante ressaltar que o torneio de futebol olímpico não está incluído nas datas estabelecidas pela FIFA, o que permite aos clubes não cederem seus atletas para a disputa.
“O meu clube tem uma posição muito clara, não vou participar. Estou chegando em uma nova equipe e chegar em setembro não é o melhor começo. Desejo o melhor para a seleção francesa e vou assistir a todos os jogos, claro, como torcedor. Espero que nos tragam a medalha de ouro”, afirmou o camisa 10 da França em entrevista coletiva antes das Olimpíadas.
A Eurocopa teve um papel importante em impedir a participação de Mbappé nas Olimpíadas. O jogador integrou a seleção nacional no campeonato europeu e, além disso, teve que lidar com uma lesão no nariz. Sua jornada no torneio chegou ao fim nas semifinais, quando a França foi derrotada pela Espanha por 2 a 1. Participar de duas competições internacionais seguidas representaria um grande desgaste para o talentoso jogador.
Em abril, antes da confirmação de que Mbappé não estaria nos Jogos Olímpicos, o presidente francês, Emmanuel Macron, pediu aos principais clubes europeus que liberassem seus jogadores para o evento esportivo. Naquela época, Mbappé ainda atuava pelo PSG.
“Eu acho que os grandes clubes europeus precisam ‘entrar na dança’, de forma que a gente consiga organizar um grande show (na Olimpíada)”, disse Macron em entrevista à RMC Sport.
“Os jogadores precisam pensar na preparação e nas sessões de treino, porque temos também a Eurocopa. E eu espero que a gente [França] esteja em campo em 14 de julho [data da final da Euro]”, seguiu.
“Eu ainda não falei com ele [Mbappé], mas eu espero que o seu clube, em particular, o libere (para a Olimpíada)”, complementou.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.