A Premier League manterá o uso do VAR na próxima temporada, conforme decidido em votação realizada pelos clubes. A decisão foi comunicada nesta quinta-feira (6) pela liga, após os 20 clubes concordarem em manter essa ferramenta, ainda que ela tenha sido alvo de críticas severas no futebol inglês.
Recentemente, o Wolverhampton enviou uma solicitação solicitando a retirada do árbitro de vídeo, conforme relatado pelo jornal britânico The Athletic. Diante disso, a Premier League convocou uma votação especial com representantes de todos os clubes nesta quinta-feira. Conforme as regras da liga, qualquer modificação nas regras requer a aprovação de pelo menos 14 dos 20 clubes.
No entanto, o próprio Wolverhampton foi o único clube a votar pela abolição do VAR na Premier League, enquanto os outros 19 votaram a favor da sua permanência. Em comunicado, a Premier League também afirmou que: “embora o VAR produza uma tomada de decisão mais precisa, foi acordado que melhorias deveriam ser feitas para o benefício do jogo e dos torcedores”.
É importante ressaltar que, a partir da próxima temporada – que terá início em agosto -, o Campeonato Inglês incorporará a tecnologia de impedimento semiautomático, similar à utilizada na Champions League, competições da FIFA e no Campeonato Italiano. Esse novo recurso utiliza câmeras instaladas no estádio para gerar imagens precisas dos jogadores, possibilitando a rápida análise da arbitragem quanto a possíveis impedimentos.
Adicionalmente, a bola possui um sensor que transmite dados para um computador central. Todas essas informações são processadas por um sistema de inteligência artificial, que desenha as linhas de impedimento e alerta os árbitros para possíveis irregularidades, os quais conferem manualmente as imagens e comunicam o árbitro de campo.
Veja o comunicado da Premier League sobre a manutenção do VAR
“Os clubes da Premier League votaram hoje a favor de continuar a operar o VAR. Embora o VAR produza uma tomada de decisão mais precisa, foi acordado que melhorias deveriam ser feitas para o benefício do jogo e dos torcedores. Como parte do trabalho contínuo para melhorar o VAR, seis áreas principais foram focadas nas discussões com os clubes:
- Manter um limite alto para intervenção do VAR para proporcionar maior consistência e menos interrupções no fluxo do jogo.
- Reduzir os atrasos no jogo, principalmente através da introdução da tecnologia de impedimento semiautomático e da manutenção do limite elevado para intervenção do VAR.
- Melhorar a experiência dos torcedores por meio de uma redução nos atrasos, anúncios dos árbitros no estádio após uma mudança de decisão pós-VAR e, sempre que possível, uma oferta aprimorada de replays nos telões para incluir todas as intervenções do VAR.
- Trabalhar na implementação de treinamento VAR mais robusto para melhorar a consistência, incluindo ênfase na velocidade do processo, preservando a precisão.
- Aumentar a transparência e a comunicação em torno do VAR – incluindo comunicações expandidas da central do VAR e através de programação de transmissão como “Match Officials Mic’d Up” (divulgar os áudios das conversas entre os árbitros e o VAR)
- A entrega de uma campanha de comunicação do VAR para torcedores e partes interessadas, que buscará esclarecer ainda mais o papel do VAR no jogo para participantes e torcedores.”
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.