Ícone histórico do Corinthians, Tite irá enfrentar seu antigo clube pela primeira vez neste sábado (11), na sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O retorno ao Timão acontece em um momento crítico para o treinador à frente do Flamengo desde outubro de 2023. A partida terá início às 16h (horário de Brasília) no Maracanã.
Apesar de ter sido campeão invicto do Carioca, o Flamengo tem apresentado resultados aquém do esperado desde então. Tite e os jogadores reconhecem o atual “momento difícil”, porém nas últimas partidas o técnico não conseguiu resolver as questões identificadas por ele mesmo. Com apenas uma vitória nos últimos seis jogos, a equipe está sob pressão.
Desde a sua contratação, Tite tem sido questionado quanto à compatibilidade de seu estilo de jogo com a identidade ofensiva do Flamengo. Em diversas ocasiões, o treinador refutou a pecha de “ultradefensivo”. Com a recente queda de rendimento, as críticas têm se intensificado.
Após perder para o Palestino, Tite deu uma resposta breve na coletiva. Assumiu a responsabilidade, citou ajustes táticos e técnicos e até perdeu a confiança na equipe.
Tite foi alvo do Corinthians na temporada passada, antes de assumir o comando do Flamengo em outubro de 2023. Em abril, o São Paulo tentou a contratação de Cuca após sua saída.
Na época, Tite recusou o convite e ressaltou a intenção de “tirar um ano de folga” após deixar o Brasil após a Copa do Mundo de 2022.
O treinador também pretendia atuar no futebol europeu, mas acabou aceitando a oferta do Flamengo em 2023 para antecipar a função para 2024.
Entre 1997 e 2009, Tite jogou 13 vezes contra o Corinthians, representando Juventus, Grêmio, San Caetano, Atlético de Madrid, Palmeiras e Internacional.
O treinador tem um retrospecto positivo diante do clube paulista: 7 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, 21 gols marcados e 13 sofridos pelos adversários.
O Flamengo contratou oficialmente Tite em 9 de outubro de 2023, dois dias após o empate do Brasil em 1 a 1 com o Corinthians no ano passado.
Embora anunciado após o jogo, o acordo com o treinador havia sido fechado dias antes.
Tanto Tite quanto Flamengo negaram que a chegada tenha sido “atrasada” e que, portanto, a estreia não seria disputada contra o ex-clube, na Neo Química Arena.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.