No dia 18 de setembro, o Rio de Janeiro será palco de uma noite inesquecível da Libertadores. A Conmebol confirmou as datas dos confrontos das quartas de final da competição. Na cidade, ocorrerão dois embates brasileiros: Fluminense enfrenta o Atlético no Maracanã, enquanto o Botafogo duela com o São Paulo no estádio Nilton Santos.
Os dois estádios estão situados a aproximadamente 10 km um do outro. Portanto, a realização dessas partidas representará um desafio em termos de segurança e mobilidade urbana para o Rio.
A partida entre Fluminense e Atlético está agendada para às 19h (horário de Brasília), e o jogo entre Botafogo e São Paulo começará às 21h30. As partidas de volta ocorrerão em Belo Horizonte e São Paulo no dia 25 de setembro.
A segurança dos eventos esportivos no Rio de Janeiro é responsabilidade da Polícia Militar e do Bepe (Batalhão Especializado em Policiamento de Estádios), que, historicamente, não aprova a realização de dois jogos no mesmo dia.
Essa decisão se deve à preocupação com o deslocamento dos torcedores. Juntos, os públicos do Maracanã e do Nilton Santos podem atingir cerca de 100 mil pessoas.
Para garantir a segurança, mais de mil agentes estarão mobilizados entre os dois estádios e na escolta das torcidas visitantes.
Em comparação, a partida entre Botafogo e Palmeiras nas oitavas de final da Libertadores no Nilton Santos contou com 450 agentes do Bepe. Recentemente, o jogo entre Flamengo e Bolívar-BOL pelo mesmo torneio no Maracanã teve a participação de mais de 650 policiais na operação.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.