O portal Uol compartilhou o montante que cada clube recebeu pela transmissão do Campeonato Brasileiro do ano passado. A emissora gastou cerca de R$ 2,1 bilhões em TV aberta (R$ 869,4 milhões), fechada (R$ 724,5 milhões) e pay-per-view (R$ 302,4 milhões) O Fluminense ficou em oitavo lugar, com um montante de R$ 105,7 milhões.
Existem clubes que possuem cotas mínimas garantidas em PPV, tais como Flamengo, Corinthians, Grêmio e Palmeiras. Atualmente, o montante investido pelo Brasileiro em TV é distribuído da seguinte maneira: os montantes referentes a TV aberta e paga são divididos em três blocos, seguindo a fórmula 40/30/30. Ou seja, 40% são divididos em uma cota igual para todos os clubes, 30% são divididos de acordo com o número de jogos transmitidos e os outros 30% pagam a premiação de acordo com a classificação do campeonato.
Confira abaixo a lista:
1 – Flamengo (R$ 275,2 milhões)
2 – Corinthians (R$ 187,2 milhões)
3 – Grêmio (R$ 170,1 milhões)
4 – Palmeiras (R$ 162,6 milhões)
5 – Atlético-MG (R$ 121,2 milhões)
6 – Botafogo (R$ 112,5 milhões)
7 – São Paulo (R$ 111,7 milhões)
8 – Fluminense (R$ 105,7 milhões)
9 – Internacional (R$ 105,5 milhões)
10 – Cruzeiro (R$ 98,5 milhões)
11 – Vasco (R$ 97,6 milhões)
12 – Red Bull Bragantino (R$ 85,8 milhões)
13 – Fortaleza (R$ 73,6 milhões)
14 – Bahia (R$ 72,1 milhões)
15 – Cuiabá (R$ 66 milhões)
16 – Santos (R$ 64,2 milhões)
17 – Coritiba (R$ 49,9 milhões)
18 – Goiás (R$ 49,4 milhões)
19 – América-MG (R$ 42,8 milhões)
20 – Athletico (R$ 41,8 milhões)*
Esse ranking se refere somente a valores pagos pela Globo.
Veja abaixo o valor apenas por PPV:
1 – Flamengo (R$ 177,3 milhões)
2 – Corinthians (R$ 118,2 milhões)
3 – Grêmio (R$ 56,9 milhões)
4 – Palmeiras (R$ 50 milhões)
5 – São Paulo (R$ 27,9 milhões)
6 – Vasco (R$ 20,5 milhões)
7 – Cruzeiro (R$ 18 milhões)
8 – Atlético-MG (R$ 16,4 milhões)
9 – Internacional (R$ 15 milhões)
10 – Fluminense (R$ 10,5 milhões)
11 – Santos (R$ 9,95 milhões)
12 – Botafogo (R$ 9,52 milhões)
13 – Bahia (R$ 6,05 milhões)
14 – Fortaleza (R$ 1,96 milhão)
15 – Coritiba (R$ 1,6 milhão)
16 – Goiás (R$ 1,05 milhão)
17 – América-MG (R$ 483,9 mil)
18 – Cuiabá e Red Bull Bragantino (R$ 120,9 mil)
20 – Athletico (R$ 0)
Times que têm garantia de mínimo contratual aplicam seus percentuais de vendas sobre valores projetados para o PPV na época da assinatura dos contratos, não sobre a receita da Globo aos clubes.
O Grêmio tem uma garantia mínima contratual de PPV, mas uma fórmula anual de correção. A coluna informou que o Premiere receberia R$ 45,3 milhões pelo Premiere na Série B em 2022. A planilha que os clubes receberam na época não tinha a fórmula correta para reposição da inflação anual. Por isso, houve uma diferença que foi corrigida na previsão para 2023.
O Palmeiras tem um contrato fixo de PPV com a Globo em 2021, quando a TNT mudou para o sportv. A quantia é de R$ 50 milhões por ano, válido para as temporadas de 2022, 2023 e 2024.