Desde que Dorival Júnior assumiu como técnico da Seleção Brasileira, em janeiro de 2024, ele comandou dez partidas, das quais Vinícius Júnior ficou de fora de uma, devido a uma suspensão. Isso ocorreu durante as quartas de final da Copa América nos Estados Unidos, em 6 de julho, quando o Brasil empatou em 0 a 0 com o Uruguai e acabou sendo eliminado nos pênaltis.
Agora, o treinador terá que lidar com a ausência de Vini, seu jogador mais destacado, por duas partidas. O atleta do Real Madrid sofreu uma lesão no ombro, foi cortado do elenco e não jogará contra o Chile, nesta quinta-feira, em Santiago, às 21h (horário de Brasília), nem no duelo contra o Peru na próxima terça-feira, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 21h45 (horário de Brasília). Esses confrontos correspondem, respectivamente, às 9ª e 10ª rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Na vaga deixada por Vini, o treinador escolheu não convocar outro atacante, mas sim um meia: Andreas Pereira, do Fulham, da Inglaterra. Isso pode ser uma resposta à limitação de opções nessa posição na lista inicial, que contava apenas com quatro jogadores de origem, sendo eles André, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Gerson. Além disso, é possível que o treinador tenha a consciência de que já há alguém no elenco capaz de assumir o papel de protagonista no lugar de Vini.
Raphinha, jogador do Barcelona, não foi chamado para os jogos das Eliminatórias de setembro, nos quais a seleção enfrentou o Equador (em que venceu por 1 a 0) e o Paraguai (onde perdeu por 1 a 0). Ele estava suspenso para uma das partidas e, na outra, não foi convocado porque Dorival preferiu avaliar o jovem Estêvão, de apenas 17 anos, do Palmeiras, que acabou não sendo chamado para outubro devido a uma lesão.
Aos 27 anos, Raphinha atravessa um excelente momento no Barcelona, tendo anotado seis gols e fornecido cinco assistências em 11 jogos nesta temporada europeia.
Dorival tem a opção de utilizar Raphinha em uma posição mais recuada. Com a ausência de Vini, ele pode optar por Rodrygo aberto na esquerda, Savinho na direita e Endrick como centroavante. Raphinha poderia atuar ao lado de Lucas Paquetá em um papel mais defensivo.
Entretanto, essa estratégia poderia comprometer Bruno Guimarães, que é um dos jogadores preferidos de Dorival, o que torna essa decisão arriscada.
Mesmo jogando mais adiantado, como costuma fazer pela Seleção, Raphinha tem potencial para se destacar nesta Data Fifa de outubro, momento em que a equipe precisa melhorar seu desempenho nas Eliminatórias.
Atualmente, o Brasil ocupa a quinta posição com dez pontos em oito jogos e está dentro da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Veja a lista de convocados para os jogos contra Chile e Peru
Goleiros
- Bento (Al-Nassr-Arábia Saudita)
- Ederson (Manchester City-ING)
- Weverton (Palmeiras)
Laterais
- Danilo (Juventus-ITA)
- Vanderson (Monaco-FRA)
- Alex Telles (Botafogo)
- Abner Vinícius (Lyon-FRA)
Zagueiros
- Beraldo (PSG-FRA)
- Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
- Marquinhos (PSG-FRA)
- Fabrício Bruno (Flamengo)
Meio-campistas
- André (Wolverhampton-ING)
- Gerson (Flamengo)
- Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
- Lucas Paquetá (West Ham-ING)
- Andreas Pereira (Fulham-ING)
Atacantes
- Endrick (Real Madrid-ESP)
- Igor Jesus (Botafogo)
- Rodrygo (Real Madrid-ESP)
- Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)
- Savinho (Manchester City-ING)
- Luiz Henrique (Botafogo)
- Raphinha (Barcelona-ESP)
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.