O desejo de testemunhar de perto a classificação do Botafogo para a sua primeira final da Libertadores se transformou em uma grande decepção para a torcida alvinegra. Isso ocorreu porque, dois dias antes do início da partida contra o Peñarol, em Montevidéu, o governo uruguaio determinou que o jogo seria realizado sem a presença de torcedores visitantes. A Conmebol questiona essa decisão.
Na segunda-feira (28), o Ministério do Interior divulgou a decisão, justificando-a com base em questões de segurança, em função dos incidentes violentos protagonizados por torcedores uruguaios no Rio de Janeiro.
“Sem dúvidas, a falta de posicionamento da Conmebol no sentido de garantir a presença da torcida visitante. Isso geraria uma enorme insegurança e ainda colocaria em risco minha logística de retorno, pois eu voltaria com a caravana que sai de Porto Alegre. E, sem torcida, a cancelaram” explicou Thiago Campos, que já estava no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte quando soube da decisão do governo uruguaio e acabou não embarcando em seu voo.
“O sentimento é de total frustração. Já havia me organizado tanto em relação a trabalhar remoto de terça (29) a quinta (31) como em toda a logística. O silêncio da Conmebol diante da intransigência do Peñarol e governo uruguaio só reforçaram o receio em ir e não conseguir ingressar. É muito frustrante ser punido por conta dos atos de vandalismo cometidos pelos uruguaios tanto nas ruas como dentro do Nilton Santos na semana passada”, comentou o alvinegro de Minas Gerais, que esteve presente nos jogos decisivos contra São Paulo e Palmeiras pela Libertadores.
O Botafogo está praticamente garantido na final da Libertadores. No Estádio Nilton Santos, a equipe venceu o Peñarol por 5 a 0, com gols marcados por Savarino, Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus.
A partida de volta está agendada para esta quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília). Para forçar um empate nos pênaltis no Campeón del Siglo, o Peñarol precisa vencer por cinco gols de diferença.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.