Os Estados Unidos sediarão duas grandes competições de futebol de junho a julho de 2025: a nova Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que terá 32 participantes, e a Copa Ouro, torneio para os principais times da América do Norte e Central que poderá atrair visitantes de lugares distantes. ausente. longe possível. sul como sul. América e Europa.
As competições acontecerão simultaneamente: a Copa do Mundo de 15 de junho a 13 de julho e a Copa Ouro de 14 a 6 de julho. Como resultado, os organizadores enfrentam dificuldades em organizar cidades e estádios para estes jogos.
A Copa Ouro se concentraria na Costa Oeste, cidades da Califórnia, como as áreas de Los Angeles e São Francisco, Seattle, Las Vegas e Arizona. Essa possibilidade está sendo analisada.
Cidades centrais como as do Texas (Dallas e Houston) e Kansas City poderiam ser divididas entre as duas competições, criando uma atmosfera sem precedentes entre torneios de clubes e de seleções nacionais. Tudo isso serviria também como evento-teste para a Copa do Mundo de 2026, que conta com 11 cidades americanas, três no México e duas no Canadá.
Tanto a Copa de Seleções quanto a Copa América, que será realizada nos Estados Unidos em meados de 2024, serão disputadas em diferentes partes do país. Porém, as partidas foram divididas em regiões para evitar grandes transferências de delegações e torcedores.
Por exemplo, na Copa América, o Brasil jogará toda a primeira parte na costa oeste:
- 21/06/24 Brasil x Costa Rica/Honduras, no SoFI Stadium, em Inglewood (região de Los Angeles)
- 28/06/24 Brasil x Paraguai, no Allegiant Stadium, em Las Vegas
- 02/07/24 Brasil x Colômbia, no Levi’s Stadium, em Santa Clara (região de San Francisco)
Na Copa do Mundo de 2026, 16 sedes foram divididas em três regiões, e a ideia é que os times joguem o máximo possível apenas nessas regiões. O torneio é o primeiro com 48 equipamentos.
Os vencedores das três últimas Copas Libertadores, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, se classificaram para a Supercopa do Mundo. Haverá também um vencedor em 2024 junto com outras duas equipes baseadas exclusivamente em uma classificação baseada nos resultados desta competição, River Plate e Boca Juniors, ambos da Argentina.
Até o momento, 19 times já estão classificados para o Super Mundial:
América do Sul
Palmeiras – campeão da Libertadores de 2021
Flamengo – campeão da Libertadores de 2022
Fluminense – campeão da Libertadores de 2023
Europa
Chelsea – Inglaterra
Real Madrid – Espanha
Manchester City – Inglaterra
Porto – Portugal
Benfica – Portugal
Inter de Milão – Itália
PSG – França
Bayern de Munique – Alemanha
Américas do Norte e Central
Monterrey – México
Seattle Sounders – EUA
León – México
África
Al-Ahly – Egito
Wydad Casablanca – Marrocos
Ásia
Al-Hilal – Arábia Saudita
Urawa Red Diamonds – Japão
Oceania
Auckland City – Nova Zelândia