Apesar de fazer parte da seleção brasileira nas eliminatórias para a Copa do Mundo, Vinicius Jr. se destaca no debate da Espanha. O atacante do Real Madrid declarou que, se o país não avançar nas iniciativas contra o racismo, ele deveria ser excluído como sede do Mundial de 2030.
As palavras do jogador causaram um grande alvoroço na Espanha nesta terça-feira (04).
Vinicius tem sido alvo de frequentes ofensas racistas por parte de torcedores adversários. No mês de junho, três homens foram detidos em Valência, marcando o primeiro caso de condenação desse tipo no país.
A Copa do Mundo de 2030 será co-organizada por Espanha, Portugal e Marrocos.
Em uma entrevista à CNN, Vinicius expressou que a mudança de sede deve ser considerada caso não haja progresso satisfatório nesse aspecto.
“Até 2030, temos muito espaço para evoluir. Espero que a Espanha possa evoluir e entender o quão sério é insultar alguém pela cor da pele. Se até 2030 as coisas não melhorarem, acho que temos que mudar de local. Se um jogador não se sente confortável e seguro jogando em um país onde pode sofrer racismo, é um pouco difícil”.
Os comentários suscitaram discussões na mídia espanhola, com veículos afirmando que Vinícius havia atribuído, de forma equivocada, a imagem de um país racista.
“Me dói que Vinícius nos coloque no mesmo patamar”, disse o ex-goleiro do Real Madrid e da Espanha, Paco Buyo, no programa de TV El Chiringuito.
Entretanto, o jogador brasileiro deixou claro na entrevista que suas observações se dirigiam a uma pequena parcela de torcedores.
“Há muitas pessoas na Espanha, e a maioria que não são racistas”, disse ele. “É um pequeno grupo que acaba afetando a imagem de um país que é bom para se viver. Amo jogar pelo Real Madrid. Amo a Espanha, ter as melhores condições para viver aqui com minha família”.
“Esperamos que as coisas possam evoluir. Elas já evoluíram, mas podem evoluir muito mais. Para 2030, os incidentes racistas e o racismo devem diminuir”.
Com apenas 24 anos, Vinicius Jr. já conquistou duas edições da UEFA Champions League e três do campeonato LALIGA desde sua chegada ao Real Madrid em 2018.
A problemática do racismo no futebol espanhol atraiu a atenção mundial quando, em maio de 2023, o brasileiro foi alvo de ofensas por parte de torcedores no estádio Mestalla, em Valência.
Recentemente, a ESPN reportou que Vinicius Jr., cujo contrato com o Madrid se estende até 2027, estava avaliando uma proposta de transferência para a Arábia Saudita, mas decidiu adiantar a escolha para a próxima temporada.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.