Nos últimos 10 posts que Vinicius Jr. compartilhou com seus mais de 48 milhões de seguidores no Instagram, cinco eram anúncios publicitários. Da lista das 20 postagens mais recentes, a proporção era a mesma: metade relacionada a alguma marca parceira.
Embora não possamos afirmar com certeza que o jogador atribui o mesmo valor ao seu desempenho em campo e às suas atividades fora dele, é inegável que ele alcançou um equilíbrio significativo. Se Vinicius Jr. é uma estrela da seleção brasileira na Copa América, também o é no mercado publicitário.
Ao entrar em campo nesta terça-feira (2), às 22h (horário de Brasília), para enfrentar a Colômbia, Vinicius Jr. estará ao lado de 10 companheiros de equipe. Já seu “time” pessoal de marcas parceiras conta com 11 integrantes – sem mencionar seu papel como embaixador da Unesco e sócio da Loud nos eSports.
O jogador número 7 atualmente tem contratos com Nike (material esportivo), Omo (produtos de limpeza), Clear (cosméticos), Gatorade (bebidas isotônicas), Rexona (higiene pessoal), Playstation (videogames), Pepsi (bebidas), EA Sports (jogos eletrônicos), Betnacional (apostas), Dubai Tourism (turismo) e Vivo (telecomunicações).
Recentemente, um dos acordos mais notáveis foi com a Rexona, que o nomeou como seu “embaixador” na Copa América, torneio que também é patrocinado pela marca.
“O Vini Jr. foi a nossa primeira grande escolha”, resumiu Viviane Ramos, diretora de desodorantes da Unilever Brasil.
“Ele é muito a conexão do propósito com a performance. Em campo, ele vai muito bem, quebra várias barreiras. E a gente sabe que na parte de propósito, ele também é uma pessoa que quebra barreiras fora de campo e desafia limites. Então ele é muito a tangibilização de tudo que a gente acredita. Esperamos chegar até a Copa do Mundo com ele”, acrescentou.
Essa atenção tanto dentro quanto fora de campo é compartilhada pela equipe responsável pela carreira do jogador de 23 anos. O suporte é fornecido pela Roc Nation Sports, divisão esportiva da empresa do rapper norte-americano Jay-Z.
“Nosso trabalho é potencializar o que ele faz no campo, e nesse caso especifico, o que ele também faz fora de campo através do instituto [Instituto Vini Jr.]. Reunimos informações, fazemos comparações, identificamos empresas que incentivam ações como as dele, e avaliamos quais vão contribuir para que a imagem dele seja ainda mais valiosa entre diferentes públicos de diferentes países, para que ele se torne um ícone global, e não somente esportivo”, disse Frederico Pena, CEO da empresa no Brasil.
Nos Estados Unidos, Vinicius Jr. tem se destacado como um dos favoritos do público. Em Las Vegas, onde liderou a vitória avassaladora sobre o Paraguai com dois gols, os fãs ficaram enlouquecidos tentando se aproximar do astro após um treinamento.
Essa cena se repetiu várias vezes em outras cidades, como Los Angeles e San Jose, ambas localizadas na Califórnia.
Isso também reflete uma excelente temporada no Real Madrid, com títulos da Champions League e La Liga, o que coloca o jogador como um dos principais candidatos ao prêmio Bola de Ouro atualmente.
“O desempenho de qualquer atleta é fundamental para que marcas queiram se associar a ele. Só os ex-atletas podem monetizar sua imagem sem atuar em alto nível. A avaliação do público no futebol é quase sempre baseada na última temporada, ou mesmo no último semestre de um atleta. Basta uma temporada ruim para que marcas deixem de os procurar, ou para que as que têm contrato com o atleta utilizem sua imagem com menor frequência. Como no campo, é preciso estar sempre bem se quiser estar sempre em evidência”, completou Pena.
“Quanto mais ele brilha dentro de campo, mais audiência, fãs e marcas são atraídos. Indiscutivelmente, a performance está ligada ao interesse de qualquer uma dessas partes. O Vini Jr. se tornou uma potência para as marcas”, resumiu.
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