No dia 1º de junho, o consenso no mundo do futebol era de que Vinicius Junior despontava como o favorito indiscutível à Bola de Ouro. Afinal, no último sábado, ele sagrou-se campeão da Champions League com o Real Madrid, marcando um gol na final e tendo um papel de destaque durante todo o mata-mata. Contudo, pouco mais de um mês depois, o Brasil foi eliminado da Copa América, mudando o panorama.
Com sua suspensão, Vini Jr. acompanhou, das arquibancadas do estádio em Las Vegas, a derrota brasileira para o Uruguai. Sua participação no torneio resume-se a dois gols em três jogos da fase de grupos, sendo o destaque na vitória contra o Paraguai, única conquistada pela Seleção na Copa América.
Enquanto isso, seus principais concorrentes na disputa por prêmios individuais seguem vivos na Euro, embora com menos brilho. Bellingham se destaca em uma seleção inglesa que enfrentou dificuldades para chegar à semifinal. Da mesma forma, Mbappé vive situação semelhante pela França.
Após a derrota do Brasil para o Uruguai, a possibilidade de Vini Jr. ser coroado foi discutida pelos principais jornais esportivos de Madri. Em um artigo no jornal Marca, o jornalista Ruben Jimenez destacou que a questão está em aberto.
O diário As fez uma brincadeira ao afirmar que “Bellingham ‘celebrou’ a queda de Vinicius”. O jornal reiterou que não haveria dúvidas sobre o prêmio para Vini em caso de vitória do Brasil na Copa América.
“A Bola de Ouro de Vinicius está em perigo? Suspenso, ele teve de assistir à derrota de seu time das arquibancadas nas quartas de final, muito longe do título que lhe teria garantido o prêmio quase que automaticamente. Com Bellingham ainda vivo na Eurocopa… talvez o debate seja reaberto”, escreveu Jimenez, do Marca.
Outros jogadores também entram na disputa. Kane, vencedor da Chuteira de Ouro na Europa, mas sem títulos na temporada – e na carreira –, pode se tornar um forte candidato se brilhar no final da Eurocopa. O mesmo vale para Foden, eleito melhor jogador da Premier League 2023/24.
“Vinicius, que começou como favorito, teria sido o vencedor inquestionável se também tivesse se sagrado campeão da Copa América. Tendo perdido nas quartas de final para o Uruguai – e com ele na arquibancada por dois cartões amarelos na primeira fase –, as opções estão abertas para quem vem atrás”, escreveu o jornalista Aritz Gabilondo no As.
Em um patamar inferior estão Rodri, da Espanha e do Manchester City, e Lautaro Martínez, artilheiro da Inter de Milão e da Copa América com a Argentina.
A Bola de Ouro 2024, organizada pela revista France Football em parceria com a UEFA, terá sua cerimônia realizada em Paris no dia 28 de outubro deste ano.
Participe do canal no Whatsapp do CraqueFC e fique por dentro de todas as notícias e novidades! Clique aqui.